quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Cante alentejano é Património Imaterial da Humanidade

Cante alentejano é Património Imaterial da Humanidade.

Na foto: Rancho de Cantadores da Aldeia Nova de São Bento

A decisão foi tomada esta quinta-feira de manhã, em Paris, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

O cante alentejano junta-se ao fado e à dieta mediterrânica classificados em 2011 e 2013, respetivamente.

O Cante alentejano é um canto coletivo, sem recurso a instrumentos e que incorpora música e poesia.
Esta forma tão singular de cantar ligada às jornadas de trabalho e de convívio do Alentejo, não é apenas uma tradição do sul do país, é do mundo.


# REAÇÕES DE ARTISTAS PORTUGUESES NO FACEBOOK

Várias tem sido as reações de artistas portugueses no facebook, com este feito histórico.
A fadista Carminho refere "que Alegria ser deste tempo em que se abrem caminhos para a preservação de um povo e das suas tão distintas identidades.  O mérito vem quase todo ele do Alentejo, mas também de dignas tentativas de o abrir ao mundo sem o desvirtuar, mostrando assim que é o Mundo que quer fazer parte do Cante Alentejano!".

Já a fadista Kátia Guerreiro salientou este é "o dia em que a música portuguesa ecoa no mundo e se faz património de todos. Em 2011 o Fado. Hoje o Cante Alentejano. Orgulho de já termos feito coisas tão bonitas juntos".

Luísa Sobral recordou com um video a canção que compôs no ano passado para cantar com o rancho de cantadores de Aldeia Nova de São Bento. "Parabéns ao cante alentejano e aos seus cantadores", refere.

Fernando Fernandes, mais conhecido por FF escreveu estar "verdadeiramente feliz porque vejo a casa onde cresci e descobri minha voz de portas e janelas abertas para o mundo. 'Alentejo da minh'alma'".

A cantora Mafalda Veiga salienta "é mesmo bom ver reconhecido, e por isso mais protegido, o património cultural dos povos".



Siga-nos no Facebook e no Twitter.

Sem comentários:

Enviar um comentário